Tendência Business #1: Agência de Copywriting

Copywriting é uma tendência de marketing que consiste num texto eficaz e envolvente para atrair a atenção de clientes na primeira impressão. O “copy”, responsável pela criação destes anúncios, atua no modelo de carreira freelance que vem ganhando espaço no expressivo mercado do Marketing Digital.

O que precisa para ser um copy?

Além de ser considerada uma boa maneira de ganhar dinheiro trabalhando em qualquer lugar do mundo, inclusive em casa, as condições para ser um copy são mínimas, levando em conta que não exige-se nem formação profissional, nem grandes investimentos.

Obviamente, são necessárias habilidades textuais e noções gramaticais para elaborar textos que gerem ao menos a confiança do leitor, e assim, somadas às técnicas de persuasão gerem os melhores resultados.

Atualmente, existem cursos e livros focados em “especializar” e dar embasamento técnico no assunto. São bastante válidos para quem não tem experiência e resultados nesse ramo de marketing.

Famoso livro brasileiro “Copywriting: Palavras que vendem milhões”

Como o copywriting funciona?

Os resultados são baseados no número de vendas convertidas, que por sua vez são geradas a partir do envolvimento do leitor com o produto. Para esse objetivo ser alcançado, podem ser definidos os seguintes critérios:

Fornecer dados e casos

É importante saber que há uma certa predisposição do indivíduo de adquirir determinado produto se o mesmo for usado e aprovado por outros indivíduos. Isso é um gatilho mental classificado como aprovação social.

Por isso, o bom copywriting deve apresentar informações de pessoas que colheram frutos e/ou livraram-se de problemas por conta do produto que compraram. Ou simplesmente, expor dados em que a maioria de certa população optou por tal caminho.

Storytelling

Paralelamente ao critério acima, o storytelling, ou seja, narração de
histórias, têm o poder de criar uma identificação com o leitor, estreitando a relação entre consumidor e empresa.

Esse fato se justifica pela mudança de foco da ação, saindo da razão e partindo para a emoção por compartilhar dos mesmos sentimentos do personagem.

Afinidade com o leitor

O copy precisa obrigatoriamente conhecer seu público-alvo, definir a persona que tem interesse pelo produto. A partir disso, entender qual seu momento de compra, quais conteúdos são relevantes e qual a linguagem ideal para desenvolver uma comunicação assertiva.

Com isso, o copy só irá atuar em mercado com demanda e da forma mais persuasiva possível, atendendo as necessidades do seu consumidor padrão.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s